sexta-feira, 26 de março de 2010

MACHADO, Ana Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lilia Santos. "Resumo". São Paulo: Parábola, 2004.


São inúmeros os trabalhos voltados para a redação de textos acadêmicos, como resumos, relatórios e artigos, em geral assinados por especialistas em metodologia de pesquisa. Nos últimos anos, entretanto, a pesquisa linguística vem se interessando por esses tipos de textos, no quadro dos estudos sobre gêneros do discurso e das práticas de leitura e escrita na esfera do discurso acadêmico e escolar. Inexistiam, porém, trabalhos que - dirigidos a estudantes universitários - fornecessem uma base segura para o domínio desses gêneros. Este livro integra uma coleção inovadora que vem suprir essa lacuna e também auxiliar professores da educação básica a explorar, com seus alunos, esses gêneros de textos. Com base na pesquisa linguística de ponta, a coleção descreve e analisa gêneros como o resumo (como é o caso deste volume, que iniciou a coleção), a resenha, o diário de pesquisa e de revisão bibliográfica. Propõe, além disso, atividades práticas e exercícios para um efetivo desenvolvimento das habilidades e conhecimentos linguísticos necessários a sua redação. A proposta deste volume, assim como a dos demais, é a de levar o leitor a observar textos, analisá-los e, com base na orientação das autoras, a conhecer sistematicamente as características do gênero em questão. Ao abordar o resumo, as autoras analisam suas condições de produção e suas estreitas relações com a leitura na escola, explicitando, a partir dessa análise, os critérios, assim como os procedimentos linguísticos que devem orientar o redator de um resumo. Essa explicitação privilegia procedimentos e habilidades como sumarização, a compreensão global de um texto, a localização e a explicitação das relações lógicas entre as idéias mais relevantes do trabalhado a ser resumido, bem como a menção e a atribuição de atos (como "afirmar", "argumentar", "assumir") ao autor do texto. Privilegia também o monitoramento do trabalho de leitura do texto original, assim como de produção de seu resumo, contendo uma eficiente ficha para auto-avaliação e revisão de resumos produzidos. A coleção é coordenada por Anna Rachel Machado, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que realiza pesquisas sobre gêneros do discurso e seu ensino. (Antônio A. G. Batista; professor da Faculdade de Educação da UFMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário