Embora apresente somente a prática, o livro tem todas as suas atividades fundamentadas em teorias modernas e acompanhadas de referências para o aprofundamento nessas teorias. A obra é dividida em seis partes, seguindo a estrutura de um livro de receitas:
- Entradas e petiscos: nessa seção, estão atividades que ajudarão a se iniciarem discussões sobre fenômenos lingüísticos. Assim como os pestiscos, devem ser feitas (ou servidas) rapidamente.
- Saladas: apresenta atividades leves e alegres, que podem, inclusive, dispensar outros “pratos”, como ocorre com as saladas.
- Pratos quentes: são atividades que sugerem ao professor formas de ajudar os alunos a entender os textos.
- Variações sobre o mesmo prato: na seção, são sugeridas três atividades semelhantes, mas singulares. São três músicas de diferentes autores e gêneros, mas que mostram situações comunicativas peculiares.
- Sobremesas: aqui são apresentadas formas de se usar o computador nas aulas de português. Elas estão nessa seção, de acordo com a autora, por serem as mais desejadas pelos alunos, comparando-se à sobremesa.
- Cafezinho/licor: para finalizar, aseção traz atividades que se voltam para a pontuação, importante elemento na leitura e produção de textos.
Bom apetite! (Marianna Ferreira Drumond; aluna do Curso de Letras da UFMG)
Trabalhei com muitas "receitas" desse livro, em sala de aula, e obtive resultados bem interessantes. Além das atividades serem bem elaboradas, podem servir como diretrizes para nós mesmos, professores, elaborarmos as nossas, partindo de algumas estratégias utilizadas pela autora. Maria do Rosário (Zara)
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