segunda-feira, 29 de março de 2010

COSCARELLI, Carla Viana. "Livro de receitas do professor de Português: atividades para a sala de aula". 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

O Livro de receitas do professor de Português é um conjunto de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, com alunos de várias séries, a partir do quinto ano de escolarização. Segundo a autora, ele é um manual (e não uma "camisa de força") para auxiliar o professor na criação de atividades que atendam a uma nova perspectiva de ensino que surge, perspectiva esta que considera que o ensino de língua deve não mais centrar-se na gramática tradicional, mas na produção e na recepção de diferentes gêneros discursivos. Segunda essa perspectiva, o ensino da disciplina tem por principal objetivo o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos alunos.

 Embora apresente somente a prática, o livro tem todas as suas atividades fundamentadas em teorias modernas e acompanhadas de referências para o aprofundamento nessas teorias. A obra é dividida em seis partes, seguindo a estrutura de um livro de receitas:
  • Entradas e petiscos: nessa seção, estão atividades que ajudarão a se iniciarem discussões sobre fenômenos lingüísticos. Assim como os pestiscos, devem ser feitas (ou servidas) rapidamente.
  • Saladas: apresenta atividades leves e alegres, que podem, inclusive, dispensar outros “pratos”, como ocorre com as saladas.
  • Pratos quentes: são atividades que sugerem ao professor formas de ajudar os alunos a entender os textos.
  • Variações sobre o mesmo prato: na seção, são sugeridas três atividades semelhantes, mas singulares. São três músicas de diferentes autores e gêneros, mas que mostram situações comunicativas peculiares.
  • Sobremesas: aqui são apresentadas formas de se usar o computador nas aulas de português. Elas estão nessa seção, de acordo com a autora, por serem as mais desejadas pelos alunos, comparando-se à sobremesa.
  • Cafezinho/licor: para finalizar, aseção traz atividades que se voltam para a pontuação, importante elemento na leitura e produção de textos.
Carla Viana Coscarelli é professora da Faculdade de Letras da UFMG. Suas principais áreas de interesse são a leitura e seu ensino. Nos últimos anos, tem se dedicado também à exploração dos modos de ler, escrever e ensinar em meios virtuais. Ela mantém um site onde podem ser encontrados diferentes trabalhos seus: http://bbs.metalink.com.br/~lcoscarelli/atuacao.htm

Bom apetite! (Marianna Ferreira Drumond; aluna do Curso de Letras da UFMG)

Um comentário:

  1. Trabalhei com muitas "receitas" desse livro, em sala de aula, e obtive resultados bem interessantes. Além das atividades serem bem elaboradas, podem servir como diretrizes para nós mesmos, professores, elaborarmos as nossas, partindo de algumas estratégias utilizadas pela autora. Maria do Rosário (Zara)

    ResponderExcluir