A leitura de Produção textual, análise de gênero e compreensão fornece a professores e estudantes de língua portuguesa (ou de línguas, de um modo geral) uma fundamentação para organizar a prática de ensino em torno da produção de textos, da análise de gêneros e da leitura. Lançada em 2008 pela editora Parábola, a obra é de autoria de Luiz Antônio Marcuschi, renomado pesquisador na área de Linguística. Marcuschi é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco e possui variados trabalhos publicados, como Da Fala para a Escrita: Atividades de Retextualização (Cortez) e Análise da Conversação (Ática). Os seus principais temas de pesquisa envolvem áreas como a filosofia da linguagem, a epistemologia, a lingüística e sua relação com a cognição e a sociedade. Suas principais linhas de investigação tomam como objeto as relações entre oralidade e escrita, a conversação, o ensino de língua e a análise de gêneros textuais, entre outros.
A obra está dividida em três partes interligadas. A primeira se volta, predominantemente, para o processo de produção de textos, por meio da atividade lingüística. Com base numa ampla revisão de estudos lingüísticos, Luiz Antônio Marcuschi busca construir um ponto de vista – de modo alicerçar o estudo e o ensino da linguagem verbal – sobre o objeto do ensino da língua materna e sobre a pesquisa que toma a produção textual ou a “textualização” como objeto de análise. O autor leva o leitor a uma reflexão sobre o fato de a língua não ser “fixa”, “pré-determinada”, mas sim, um sistema variável, heterogêneo, vinculado a um contexto. O autor adota uma perspectiva sociointerativa e cognitiva ao abordar o fenômeno linguístico. A segunda parte da obra examina o conceito de gênero textual, assim como as propostas, feitas por pesquisadores genebrinos, como Bernard Schneuwly, Joaquim Dolz e Jean-Paul Bronkart para um ensino de língua materna baseado na análise de gêneros textuais. Nessa parte, Marcuschi delineia o percurso dos estudos sobre gêneros, analisa como os PCN abordam o conceito e finaliza com uma análise de propostas que o tomam como o objeto de ensino da língua materna. A terceira e última se volta para a leitura e a compreensão de textos. A produção da compreensão é vista como um processo desenvolvido coletivamente, no ambiente em que o indivíduo se insere. Sempre considerando o caráter heterogêneo da língua, o autor ressalta a condição do texto como “evento comunicativo” e discorre, também, sobre as noções de inferência, sentido literal e sobre a abordagem da compreensão de textos em livros didáticos.
Este livro, enfim, possui extrema relevância para a formação, pesquisa de professores ou estudantes de línguas, visto que o autor, através de uma perspectiva sociointerativa, aborda, de maneira profunda, os conceitos de língua e de texto, relacionando-os e propondo um ensino de língua com base na produção textual, na análise de gêneros e na leitura. (Raquel Rossini Martins Cardoso; aluna do Curso de Letras da UFMG)
Palavras-chave
"A vantagem acadêmica de Cuba"
"Aula de Português: encontro e interação"
"Entre os muros da escola"
"Gêneros orais e escritos"
"Livro de receitas do professor de Português"
"Produção textual; análise de gêneros e compreensão"
"Resumo"
Ana Rachel Machado
Antônio A.G. Batista
Autêntica Editora
B.Schneuwly
Bianka de Andrade
bibliografia comentada
Carla Coscarelli
Cuba
descrição de gêneros
Ediouro
Editora Parábola
Eliane Lousada
ensino de língua materna
filmes e +
François Bégaudeau
gêneros acadêmicos
Irandé Antunes
J.Dolz
Lilia Santos Abreu-Tardelli
Luiz Antônio Marcuschi
M.Noverraz
Maria do Rosário F. Tripodi
Marianna Ferreira Drumond
Martin Carnoy
Mercado de Letras
políticas públicas
propostas didáticas
qualidade do ensino
Rafael Mauro F. Silva
Raquel Rossini Martins Cardoso
resenhas
sequências didáticas
Walter Ferreira Coelho Neto
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