Palavras-chave
"A vantagem acadêmica de Cuba"
"Aula de Português: encontro e interação"
"Entre os muros da escola"
"Gêneros orais e escritos"
"Livro de receitas do professor de Português"
"Produção textual; análise de gêneros e compreensão"
"Resumo"
Ana Rachel Machado
Antônio A.G. Batista
Autêntica Editora
B.Schneuwly
Bianka de Andrade
bibliografia comentada
Carla Coscarelli
Cuba
descrição de gêneros
Ediouro
Editora Parábola
Eliane Lousada
ensino de língua materna
filmes e +
François Bégaudeau
gêneros acadêmicos
Irandé Antunes
J.Dolz
Lilia Santos Abreu-Tardelli
Luiz Antônio Marcuschi
M.Noverraz
Maria do Rosário F. Tripodi
Marianna Ferreira Drumond
Martin Carnoy
Mercado de Letras
políticas públicas
propostas didáticas
qualidade do ensino
Rafael Mauro F. Silva
Raquel Rossini Martins Cardoso
resenhas
sequências didáticas
Walter Ferreira Coelho Neto
sexta-feira, 26 de março de 2010
MACHADO, Ana Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lilia Santos. "Resumo". São Paulo: Parábola, 2004.
São inúmeros os trabalhos voltados para a redação de textos acadêmicos, como resumos, relatórios e artigos, em geral assinados por especialistas em metodologia de pesquisa. Nos últimos anos, entretanto, a pesquisa linguística vem se interessando por esses tipos de textos, no quadro dos estudos sobre gêneros do discurso e das práticas de leitura e escrita na esfera do discurso acadêmico e escolar. Inexistiam, porém, trabalhos que - dirigidos a estudantes universitários - fornecessem uma base segura para o domínio desses gêneros. Este livro integra uma coleção inovadora que vem suprir essa lacuna e também auxiliar professores da educação básica a explorar, com seus alunos, esses gêneros de textos. Com base na pesquisa linguística de ponta, a coleção descreve e analisa gêneros como o resumo (como é o caso deste volume, que iniciou a coleção), a resenha, o diário de pesquisa e de revisão bibliográfica. Propõe, além disso, atividades práticas e exercícios para um efetivo desenvolvimento das habilidades e conhecimentos linguísticos necessários a sua redação. A proposta deste volume, assim como a dos demais, é a de levar o leitor a observar textos, analisá-los e, com base na orientação das autoras, a conhecer sistematicamente as características do gênero em questão. Ao abordar o resumo, as autoras analisam suas condições de produção e suas estreitas relações com a leitura na escola, explicitando, a partir dessa análise, os critérios, assim como os procedimentos linguísticos que devem orientar o redator de um resumo. Essa explicitação privilegia procedimentos e habilidades como sumarização, a compreensão global de um texto, a localização e a explicitação das relações lógicas entre as idéias mais relevantes do trabalhado a ser resumido, bem como a menção e a atribuição de atos (como "afirmar", "argumentar", "assumir") ao autor do texto. Privilegia também o monitoramento do trabalho de leitura do texto original, assim como de produção de seu resumo, contendo uma eficiente ficha para auto-avaliação e revisão de resumos produzidos. A coleção é coordenada por Anna Rachel Machado, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que realiza pesquisas sobre gêneros do discurso e seu ensino. (Antônio A. G. Batista; professor da Faculdade de Educação da UFMG)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário